A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, rendeu homenagem, na manhã deste domingo [22.06.2025], ao Embaixador António Brito Domingos Sozinho, que faleceu na tarde de terça-feira, em Lisboa, vítima de doença, aos 84 anos de idade.
No livro de condolências, colocado no Quartel General do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (R20), a Vice-Presidente da República escreveu:
“Rendemos homenagem ao Camarada Nacionalista Brito Sozinho, combatente de todas as horas e defensor acérrimo dos direitos e anseios mais profundos do povo angolano. Homem de cultura e embaixador de trato fino deixa um grande legado para a nossa vida colectiva.
Que Deus o tenha no seu regaço e a sua alma descanse em Paz.
Esperança da Costa
VPR/Angola”
O Embaixador Brito Sozinho desempenhou um papel activo na luta de libertação desde 1959. No plano diplomático, António Brito Sozinho liderou Missões Diplomáticas de Angola na Nigéria, Tanzânia, Guiné-Bissau, Suécia e Moçambique e participou nos esforços de mediação e concertação para a construção da paz e da realização das primeiras eleições multipartidárias em Angola, em 1992. No campo cultural, integrou em 1962, o grupo musical Kimbandas do Ritmo. Desde 2019, exercia funções como assistente do corpo diplomático em Angola.